comunicato | Roma - Turim, 14 Dezembro 2016

Indústria 4.0, Engineering e Comau assinam acordo international de cooperação

Objetivo: desenvolvimento de soluções e software para a manutenção pretitiva das máquinas

Engineering Ingegneria Informatica Spa e Comau Spa assinaram um acordo de cooperação, a nível global, unindo as forças para acompanhar conjuntamente o desenvolvimento e a comercialização de soluções para a manutenção preditiva baseadas em hardwares e softwares modulares finalizados para a aquisição e a análise de dados de campo (Internet of Things, Big Data Analytics). Estas soluções voltadas para a indústria de manufatura e de modo especial para as empresas que operam nos setores automotive, produção industrial, alimentos e bebidas, farmacêutica, produtos de linha branca conforme o paradigma da Indústria 4.0.

Do ponto de vista técnico, as soluções em desenvolvimento das duas sociedades parceiras têm o objetivo de prever a potencial manifestação de maus-funcionamentos ou paradas das máquinas e detetar as tendências negativas na qualidade do processo de produção (predictive maintenance system). Desta forma os processos de manutenção e produção dos estabelecimentos tornam-se mais rápidos e eficazes, com grande vantagem da competitividade das empresas nos mercados globais.

Nos últimos anos assistimos a um constante incremento de tecnologias (IoT, robôs colaborativos, data analytics) e paradigmas (Indústria 4.0) capazes de alcançar e tornar sustentáveis os níveis de eficiência, qualidade, produtividade e time-to-market exigidos pelo mercado da indústria de manufatura, que são cada vez mais elevados. Para enfrentar estes desafios e, de modo geral, a profunda transformação em ato nos processos produtivos, Comau e Engineering colocam a disposição das empresas mais inovadoras, as respectivas competências e experiências em setores diversos mas complementares, como os da Industrial Automation (Comau) e da Information and Communication Technology (Engineering).

Mauro Fenzi, CEO de Comau, salienta a importância do acordo entre as duas companhias. “O acordo assinado com Engineering constitui um elemento importante em nossa estratégia que visa tornar a automação industrial cada vez mais ‘aberta’ e easy-to-use. Esta colaboração, e principalmente a sinergia que deriva da união do know-how das duas empresas – já há muito tempo ativas no desenvolvimento de soluções para a Industria 4.0 – nos permite acompanhar as empresas de manufato na mudança em ato nos processos produtivos, com especial referência ao contexto da assim chamada quarta revolução industrial”.

Paolo Pandozy, CEO de Engineering, comentou “Graças à complementariedade das competências e das soluções das duas empresas poderemos fornecer ao mercado uma capacidade única para melhorar a qualidade e a economicidade dos processos produtivos automatizados utilizando as mais modernas tecnologias de recolha e análise dos dados de campo”.

Comau
Há mais de 40 anos Comau, Sociedade do Grupo FCA, ocupa-se da produção e fornecimento de sistemas avançados de automação industrial e da integração de produtos, processos e serviços aptos a melhorar o rendimento e a eficiência das instalações, para reduzir os custos globais de produção. Com uma história consolidada na indústria automobilística, Comau diversifica as próprias competências e utiliza o próprio know-how para atuar em novos âmbitos e realizar aplicações inovadoras, oferecendo sistemas e linhas de soldagem e montagem carroçarias, sistemas de processamento e montagem motores e uma ampla gama de robôs industriais para todos os campos aplicativos. A empresa também fornece serviços de eco-sustentabilidade e de manutenção, destinados a uma ampla gama de setores industriais. O network internacional de Comau tem o seu Headquarter em Turim, na Itália, cobre 17 Países - com 33 sedes e 15 unidades de produção – e oferece emprego a cerca de 12.600 pessoas no mundo inteiro . O sucesso da empresa deriva da capacidade de atender as expectativas e as necessidades dos clientes, graças a aplicação de tecnologias estratégicas para implementar soluções personalizadas e de vanguarda que podem cobrir todas as fases de um projeto. O contínuo desenvolvimento dos próprios produtos e serviços, permite à Comau de ser um líder global no setor da automação industrial.