comunicato | Barcelona, 23 Fevereiro 2016

Atos, Engineering, Orange and Telefónica anunciam a criação da Fundação FIWARE para aceleral o desenvolvimento de serviços na Internet das Coisas

1. As quatro empresas anunciam seus planos para oferecer FIWARE a outros domínios tais como a Indústria Inteligente, agro-alimentar Inteligente e Cidades Inteligentes.

2. O programa acelerador FIWARE demonstrou como as PMEs e startups inovadoras podem criar soluções habilitadas para a Internet das Coisas e introduzir grandes melhorias em processos de negócios em diversos setores.

3. A plataforma FIWARE fornece uma base tecnológica sólida para a digitalização da indústria europeia.

Atos, Engineering, Orange e Telefónica, os membros do grupo FIWARE Núcleo Indústria, anunciaram hoje a criação da Fundação FIWARE, que visa suportar as atividades FIWARE protegendo a marca FIWARE, e preservando os princípios de abertura, transparência e meritocracia que serão os pilares da comunidade FIWARE. Isto representa um passo significativo na adoção de FIWARE como plataforma de fato facilitando o desenvolvimento de soluções e aplicações habilitadas para a IdC em vários setores e a criação de um forte ecossistema de código aberto.

As quatro empresas que anunciaram no ano passado o próprio compromisso para a adopção de FIWARE no domínio das Cidades Inteligentes, agora estão anunciando seus planos para trazer FIWARE a outros domínios como a Indústria Inteligente ou o Agro-Alimentar Inteligente. Em um recente documento intitulado "A Próxima Revolução na Indústria: a perspectiva FIWARE ”, as empresas afirmaram que FIWARE tem sido vanguarda na maneira em que Cloud, Internet das coisas, processamento em tempo real das informações e tecnologias de análise de Big Data podem ser integrados conjuntamente para serem o ponto de partida para um ecossistema de uma plataforma de Indústria Digital emergente, quebrando as fronteiras para a criação de um mercado único digital.

De outro lado, o programa acelerador FIWARE demonstrou como as PMEs e startups inovadoras, com os facilitadores certos como aqueles oferecidos por FIWARE, podem criar soluções habitadas para a Internet das Coisas e introduzir grandes melhorias em processos de negócios em diversos setores.

No âmbito das Cidades Inteligentes, FIWARE continua a progredir para se tornar a plataforma que integra os padrões de muitas cidades do mundo. A iniciativa OASC (Open and Agile Smart Cities) decidiu adotá-lo, a fim de facilitar o desenvolvimento de soluções portáteis e interoperáveis. A iniciativa já obteve o apoio de 75 cidades em mais de 15 diferentes países em 2015 e uma quarta onda de cidades foi anunciada no Congresso Mundial Cidades Inteligentes, em Puebla (México), atingindo um total de 89 cidades em 19 países. Essa adoção em diversos países salienta a importância de FIWARE como um centro de informação internacional, o que é particularmente relevante para sectores como a indústria inteligente, cidades inteligentes ou setor agro-alimentar onde há uma necessidade de conectar serviços em vários territórios e trocar dados importantes habilitados pelos novos serviços digitais inteligentes. A este respeito, FIWARE é Candidata como plataforma de dados do setor para a iniciativa Europeia recentemente anunciada: Digitalização da Indústria Europeia.

FIWARE chega como uma oportunidade de materializar ações identificadas no âmbito da Estratégia Mercado Único Digital da UE, bem como a colaboração com outros países e regiões em todo o mundo. A colaboração México-UE em ICT ou a colaboração UE-EUA em matéria de normalização são bons exemplos disso.
No âmbito do Mercado Único Digital UE, FIWARE contribuirá fortemente à visão do Digital como motor de crescimento por meio da criação de um ecossistema de inovação orientada-aberto, onde as organizações públicas e privadas, incluindo academia e centros de pesquisa, bem como as PMEs, principalmente startups, podem unir as forças para a criação de novos produtos e serviços digitais.

O Grupo FIWARE Núcleo Indústria está tratando com outras empresas e usuários finais que desejam aderir à iniciativa FIWARE e apoiar a Fundação FIWARE. Um "evento Fundadores" da Fundação FIWARE será realizada em junho de 2016, em Viena para confirmar a sua incorporação e propor uma plataforma para discussões e colaboração da indústria.