comunicato | Roma, 18 Abril 2018

Engineering D.HUB apresenta a oferta multicloud: soluções proprietárias e soluções dos parceiros juntos pare um cloud "sob medida", flexível e em contínua evolução

Engineering, líder na Digital Transformation, redesenha a tradicional oferta de cloud em outsourcing à qual o mercado está acostumado, propondo uma fórmula nova baseada principalmente na bi-modalidade, no mundo híbrido e no mundo multicloud.

D.HUB, sociedade do Grupo Engineering que há décadas gerencia os serviços de outsourcing para cerca de 400 clientes do grupo, desde 2017 revolucionou a sua oferta coerentemente com o próprio papel de parceiro para a transformação digital, que vai muito além do papel de outsourcer.

O objetivo é simples mas ambicioso, porque Engineering está trabalhando de modo a otimizar os próprios serviços mais tradicionais com aqueles habilitados também pelas plataformas cloud, com um renovado espírito de colaboração com os cloud provider que se tornaram parte integrante do processo, com uma ótica de parceria, mais do que de fornecimento.

Engineering baseia seu modelo de business na criação de valor tangível para o cliente (Business outcomes) através da combinação de softwares e serviços com valor acrescentado e uma abordagem de definir junto com o cliente os objetivos de business. O mundo IT atualmente ocupa-se de desenhar cenários de business inovadores escondendo sua complexidade tecnológica ao cliente e realizando-os com uma orquestração dos serviços criados com tecnologias em contínua evolução e fornecidos por diversas plataformas. É justamente o conjunto destes elementos que constitui o ecossistema das Plataformas digitais, expressas na nova oferta de Engineering D.HUB.

Em linha com a abordagem multicloud, D.HUB agrega no mesmo ambiente serviços de cloud publico de diversos provider, cloud privado e infraestruturas on-premises, analisando o melhor percurso de migração dos workload e facilitando a recolocação dinâmica destes para obter sempre a melhor combinação de custo, nível de serviço, uptime e backup para cada aplilcação.

Em um mundo onde a promessa dos Cloud Service Provider é a de abaixar os custos e a complexidade da tecnologia, o risco de lock-in e de consequentes enormes custos de transformação para implementar alternativas aos serviços de cada fornecedor já é uma realidade . O uso de uma abordagem tecnológica e de projeto que favoreça os multicloud e a flexibilidade de deslocamento dos workload aos clientes fornece a necessária tranquilidade nas escolhas e nos investimentos.

Conforme o Observatório no cloud do Politécnico de Milão, na Itália, 10% das grandes empresas já está experimentando a abordagem multicloud, considerada a única que hoje permite, num mercado caracterizado por uma multiplicidade de plataformas, de escolher a solução melhor em cada momento. No resto do mundo a exigência de comparar mais serviços cloud (inclusive para a mesma aplicação) é percebida como imprescindível: três quartos das 3.400 empresas globais entrevistadas em um levantamento de F5 Networks declara usar mais provider ao mesmo tempo.

Engineering integra na própria plataforma multicloud os serviços cloud público e híbrido dos próprios parceiros tais como Microsoft, Amazon, Google, Oracle, a serviços de cloud privado, realizados com diversas tecnologias, aos serviços de outsourcing tradicionais em infraestruturas on-premises das mais variadas tecnologias para oferecer uma ampla cobertura TI, como identificados por Gartner, di Mode1 e Mode2.

"Engineering tem a capacidade de coordenar operadores de cloud com infraestruturas diversas e de acompanhar o cliente na gestão de uma oferta multicloud, graças a uma elevada credibilidade, conhecendo melhor do que qualquer outro o ponto de partida da transformação ao cloud - declara Francesco Bonfiglio AD de Engineering D.HUB - O cloud não é apenas uma forma de abstração da infraestrutura física mas sim um novo paradigma onde o business está ligado à monetização dos serviços que portanto devem ser mais eficientes, escaláveis e econômicos. Vistas as múltiplas opções no mercado, Engineering é o parceiro ideal para suportar as empresas a escolher e a acelerar a migração ao cloud, garantindo-lhe a continuidade de business existente durante a transição e mantendo no tempo o retorno competitivo e econômico livrando-os, através da abordagem multicloud, das lógicas vinculantes de mercado. Com mais de 850 profissionais, 21.000 servidores, 4 data center de propriedade, 2 milhões de ticket por ano, 230 mil postos de trabalho servidos e 10 PB de dados guardados em segurança para mais de 400 clientes entre bancos, companhias de seguros, indústria, energia e setor público – conclui Bonfiglio - D.HUB pode com certeza considerar-se um eixo condutor do sistema de digitalização. A competência das diversas tecnologias combinada com serviços de consultoria torna a velocidade, eficácia e fiabilidade de nossa abordagem à transformação digital únicos e distintivos em relação à concorrância”.